História
Início dos anos 60
A Senhora Iolanda Mazzei, uma das fundadoras da Entidade, contava que no início dos anos sessenta um grupo de pessoas começou a se preocupar com os trabalhadores das lavouras de café, que ao retornarem para as suas casas no final da tarde, muitas vezes não tinham uma alimentação adequada.
Esse grupo de pessoas passou a desenvolver um trabalho junto a essa população carente, fazendo uma sopa e servindo diariamente. Os trabalhadores residiam no Jardim São Caetano, até então tido como periferia de Jaú. Na época, rodeada de lavouras de café.
A sopa era preparada com donativos de pessoas benevolentes que recolhiam o valor do trabalho. Havia um grupo de pessoas que passavam nas residências, coletando alimentos para a preparação da sopa. Dentre essas pessoas estava José Hilário Sanzovo, que fazia esse trabalho de bicicleta.
Certo dia, esse grupo de pessoas passou a visitar as residências dos atendidos com a sopa e se depararam com outro problema social, tão grave quanto a alimentação insciente dos trabalhadores: crianças que cavam sozinhas em casa, expostas a todos os tipos de riscos sociais e pessoais, enquanto os pais estavam nas lavouras. A partir daí, perceberam a necessidade de atenderem essas crianças, surgindo a creche.



1964
Em 19/10/1964 foi realizada a Assembléia Geral para a constituição da entidade assistencial de proteção a infância e Juventude denominada “LAR ESCOLA HILARINHO SANZOVO”.
1965
Em 30/03/1965 foi doado um terreno pela Prefeitura Municipal e a construção foi edificada graças a generosidade do Sr. Hilário Sanzovo, que em 23/10/1963, perdeu seu lho Hilarinho. Como forma de homenageá-lo, foi dado seu nome para a Creche.
Quem foi
HILARINHO
SANZOVO?
Nasceu em 23/01/1952, era filho de Hilário Sanzovo e Lélia Leoneli Sanzovo. Viveu pouco em nosso meio, mas com grande espírito de partilha. Faleceu no dia de São Hilário.
Seu pai fez da solidariedade sua forma de vida. Com a morte prematura do lho, teve o desejo de perpetuar a solidariedade: construiu a Creche e a manteve enquanto viveu.
55 ANOS DE EXISTÊNCIA
Ao longo dos quase 55 anos de existência o Lar atendeu mais de 6.000 crianças oferecendo educação, atividades lúdicas e refeições.
Atualmente a Creche atende 200 crianças de 4 meses a 3 anos e 11 meses, no período integral, oferecendo as atividades pedagógicas, 4 refeições diárias e toda atenção necessária para o bom andamento dos trabalhos.
Em maio de 2014 as diretoras pedagógicas Luciane Voltani e Priscila Davanço tiveram o privilégio de participar de um seminário de uma semana no Centro Internazionale Loris Malaguzzi, e visitaram também centros de educação para a primeira Infância na cidade de Reggio Emilia no norte da Itália. Após a viagem, implantaram no Lar Escola Hilarinho Sanzovo a abordagem Reggiana respeitando os aspectos e diferenças culturais de cada nação.
Adaptaram alguns espaços, materiais e nomenclaturas usadas para o trabalho pedagógico na creche. Desde então, tiveram ótimos resultados pedagógicos de ensino-aprendizagem, e podem dizer orgulhosas que, desenvolvem um trabalho baseado na abordagem Reggiana, a nova escola idealizada pelo professor intelectual Loris Malaguzzi.
Fotos
Diretoria 2022 - 2024
Presidente
Carlos Rafael Pavanelli Batocchio
Vice Presidente
José Roberto Rochiti Filho
Primeiro Secretário
Ronaldo Adriano dos Santos
Segundo Secretario
Willian de Moura Braatz Martinez
Primeiro Tesoureiro
Antonio Carlos Filippi
Segundo Tesoureiro
Osvaldo Contador Junior
Conselho Fiscal
Adão Valdemir Levorato
Evandro Luiz Cazeiro
Paulo Roberto de Lourenço
Conselho Deliberativo
Geraldo Zanolla Junior
João Sérgio Pelegrina Minharro
João Eduardo Pirassoli
Tiago Rogério Ortolani